Uber vai acabar no Brasil? O fim da aguinha e balas derretidas na porta

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

Eu, como heavy user, tenho um pressentimento que a Uber vai acabar no Brasil. Venho procrastinando a escrita dessa publicação, mas hoje (21/03/2017) me deparei com a seguinte matéria do estadão e não pude ignorar.

O que é uma Startup? 6 motivos para sua Empresa ser uma

“Presidente do aplicativo de carona paga Uber renuncia ao cargo.”

OBS: Essa matéria não tem objetivo de patrocinar nenhuma concorrente do aplicativo, muito menos os taxistas.

uber vai acabar no brasil

Problemas internos que provam que a Uber vai acabar

A saída de Jeff Jones não é um fato isolado, segunda a matéria. Existe uma suposta crise dentro da empresa, o índice de insatisfação dos funcionários é grande e a rotatividade do time assusta.

O Que Significa Startup? Definição e 4 Erros que Você não pode cometer!

Segundo a matéria do Business Insider, existe um relato de assédio sexual dentro da empresa sofrido pela engenheira Susan Fowler.

Já a matéria do The New York Times “Inside Uber’s Aggressive, Unrestrained Workplace Culture” alega que: funcionários relatam que a empresa é um lugar hostil para se trabalhar. Colaboradores usaram cocaína em um retiro da empresa. Um dos gerentes foi demitido depois de uma série de “apalpadas” no local de trabalho.

Bem, nosso foco é o Brasil, caso queiram saber dos demais escândalos que a Uber vem passando no exterior fica o link. Uber Scandal.

Problemas no Brasil que provam que a Uber vai acabar

Aqui, a empresa está aprendendo que o jeitinho brasileiro é bem verdadeiro e, provavelmente, será o motivo para que a Uber vai acabar no Brasil.

Se você utiliza o serviço em uma cidade onde o aplicativo está a mais tempo, já deve ter notado que a aguinha já não existe mais e as balas estão derretidas fazendo aniversário dentro do carro.

O que é Internet das Coisas?

OBS: Mais uma vez gostaria de lembrar que não estou promovendo nenhuma outra empresa nem generalizando os motoristas. Sei que existem pessoas trabalhando de maneira séria e que elas merecem todo o apoio possível. Você pode apoiá-los dando uma boa nota dentro do aplicativo.

uber pode acabar

Aqui vão alguns motivos para justificar que a Uber vai acabar no Brasil.

Qualidade dos carros: Os carros não passam por uma vistoria inicial, muito menos por um controle de qualidade trimestral. Carros sujos, estofado saindo, sem ar condicionado, som chiando. Está parecendo um Táxi!  

Falta de treinamento dos motoristas: Muitos motoristas não sabem sequer utilizar o aplicativo. Compreendo que no Brasil nem todos entendem como funciona um Smartphone ou a lógica das funcionalidades do App. Mas a Uber precisa entender que ela é responsável por fazer com que os motoristas saibam utilizar sua ferramenta. Já imaginou comprar uma motoserra e já sair cortando? Vai dar merda…

1.001 Ideias Para Startups com Potencial de 1 Bilhão de dólares!

Fraude na documentação: Já escutei de vários motoristas da Uber que alguns estão modificando os documentos dos carros e CNH para serem aprovados. Muitos carros dos que circulam não estão dentro dos parâmetros exigidos pela empresa.

OBS: Digo isto porque converso com os motoristas. Eles falam abertamente sobre os problemas da empresa, até gostam de relatar.

Tem mais… A uber vai acabar porque…

Motoristas utilizando carros não cadastrados: Eu já presenciei um motorista vindo me buscar em um carro que não estava cadastrado no aplicativo. Lembro até onde foi, chegando no Aeroporto de Natal. O carro estava com o parabrisa trincado.

Motoristas correndo com cadastro de outros: Outro relato que escutei de um motorista (os relatos podem ser questionados, já que não presenciei os ocorridos) é que algumas pessoas utilizam o cadastro de outras, já que possuem antecedentes criminais.

15 Melhores Exemplos de Startups de Sucesso do Brasil e do Mundo!

Assalto e falta de informação: Aqui em São Paulo já estou escutando com mais frequência, de motoristas e passageiros, relatos de assaltos e tentativas. No geral acontece por falta de informações do passageiro. Hoje pode solicitar uma corrida sem colocar foto ou adicionar um cartão de crédito.

Taxas sufocantes: Eu entendo que a maior startup do mundo precisa lucrar, mas no Brasil a taxa está deixando o negócio nada atrativo para os motoristas. Se o negócio está ficando sem margem para o motorista, ele vai começar a cortar os custos com: água, ar condicionado, manutenção do carro e por aí vai. Pelas minha conversas com os motoristas a empresa cobra de 20% a 25% de uma corrida normal e no Pool de 10% a 30% dependendo do número de passageiros.

Carga horária de trabalho: É normal escutar que motoristas trabalham mais de 12 horas por dia, fico até me perguntando se a vida desse motorista é apenas trabalhar… Sei que muitos profissionais possuem carga horárias parecidas, mas um motorista não pode estar cansado ao levar um passageiro.

Ainda não acabou…

Insatisfação: É nítido que os motoristas estão insatisfeitos com a parceria com a empresa. Falta qualidade de trabalho para o motorista. Para que isto não aconteça é preciso existir uma atenção humana entre Uber e motorista.

Preço dinâmico muito alto: Sei que o aplicativo tem direito de subir os preços, mas multiplicar por 3 já é sacanagem. Acho que o limite que a empresa deveria adotar seria o preço que um táxi cobraria. Afinal de contas, não é esse o apelo da empresa?

Motoristas desligando o aplicativo: Novamente o jeitinho brasileiro ataca! Se você utiliza o Uber em São Paulo já deve ter presenciado o preço dinâmico em horários que não deveriam existir. Isto acontece porque os motoristas combinam de desligar o aplicativo para diminuir a oferta de carros, forçando o preço a subir.

Como Montar Uma Startup em 7 Passos Estupidamente Fáceis!

Causa trabalhista: Ainda existe o risco de a justiça brasileira considerar o vínculo trabalhista entre o motorista e a Uber. Já me irritei com um motorista que falou que iria colocar a Uber e o Cabify na justiça por má condições de trabalho. Ele alegou que era “obrigado” a trabalhar muitas horas por dia em má condições de trabalho. Terminei a corrida estressado e com raiva dessa mentalidade de que “Empresa é pra se foder mesmo!”.

uber vai acabar no brasil informações

A Uber vai acabar mesmo?

Se realmente vai acabar eu não sei e espero que não. Dependo do serviço, assim como os concorrentes, para me locomover diariamente. O que falta é ter uma visão humana do que está acontecendo.

Recentemente, em visita a Europa, utilizei o aplicativo em várias cidades. Pude notar uma discrepância enorme entre a qualidade lá e aqui. Já que o preço era praticamente o mesmo.

Claro que o motorista europeu, que utiliza um carro elétrico, tem uma margem maior e as gorjetas ajudam a complementar a renda. Mas o Uber precisa entender que o modelo de negócio dele tem que ser adaptado ao Brasil. Caso não faça, se frustrará como o Ebay e Amazon se frustraram ao tentar entrar na economia chinesa.

A Definição de Internet das Coisas IOT.

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

About
Digital Strategies for Marketing e Search Marketing pela New York University. Formado em Marketing pela UnP (Laureate International Universities). MBA em Marketing Digital pela ESPM SP. Fundador do Gregg e sócio na agência Pan 360º.