O Que Significa Startup? Definição e 4 Erros que Você não pode cometer!

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

Se você acha que o seu novo negócio é uma Startup, provavelmente você está errado. Você precisa saber o que significa Startup antes de se declarar uma.

A primeira definição de Startup que precisamos quebrar é que: “todo negócio em fase inicial é uma”.

Mesmo que a palavra Start signifique começo, a definição de Startup vai além do momento inicial da empresa.

Bem, menos enrolação e mais conteúdo. Vamos lá!

Como Montar Uma Startup em 7 Passos estupidamente fáceis!

o que significa startup - definição de startup

Definição de Startup pelos especialistas

Quem melhor que as principais mentes do mundo do empreendedorismo para falar o que significa Startup…

Encontrei a definição de Startup para cada grande nome, confira.

Uma Startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.

Eric Ries – A Startup Enxuta

Já fiz citação a esta definição na minha publicação “O que é uma Startup? 6 motivos para sua empresa ser uma, recomendo a leitura.

A startup is an organization formed to search for a repeatable and scalable business model.

Steve Blank

Traduzindo a definição de Startup de Steve Blank: Startup é uma organização que procura um modelo de negócio replicável e escalável.

Se você conhece mais alguma definição de startup feita por algum empreendedor de nome, compartilhe nos comentários. Vamos adicioná-la ao texto junto a sua referência.

definição de startup - o que significa startup

Principais erros na definição de Startup

Além do erro comum de achar que toda empresa em fase inicial é uma Startup, separei mais alguns para você colocar na lista.

“Startup é uma empresa feita por jovens.”

Hoje criar uma Startup e torna-la uma empresa de sucesso não é mais uma função fácil para empreendedores de primeira viagem. Os principais fundos venture capital estão a procura de gestores experientes.

“Startups são empresas que começam com pouco capital, normalmente na garagem da casa de alguém.”

Já passamos da década de 90, onde isto aconteceu com várias empresas. Antes da bolha da internet as empresas já eram avaliadas em alguns milhões antes de sair da garagem dos pais.

Hoje, algumas startups, iniciam suas atividades no modelo Bootstrap. Neste modelo os empreendedores começam a empresa com recursos próprios, às vezes sem largar o próprio trabalho.

Alerta: Este modelo não é recomendado para empreendedores iniciantes e requer mais tempo para a validação e desenvolvimento do negócio.

“Startups são empresas da internet.”

Este conceito está defasado. Existem diversas empresas tradicionais implementando o modelo de Startup em seu negócio.

Recentemente vi uma empresa que fez um guarda chuva ao contrário. Ele não pinga, é mais resiste além de diversas outras coisas… só para lembrar, você não baixa ele na Apple Store.

Early Adopters, 4 motivos para sua Startup começar por aqui!

definição de startup o que significa startup

Significado de Startup para mim

Concordo com muito do que os grandes nomes falam, afinal, eles tem bagagem para falar sobre o assunto. Porém acho que muitos pontos passam despercebidos quando dizemos o que significa Startup.

Pra mim, jovem empreendedor Brasileiro, faria a seguinte definição de Startup:

“Startups são empresas que tem como missão levar desenvolvimento para a sociedade, através de modelos inovadores e escaláveis. O lucro não é o objetivo da empresa, é a consequência da boa execução da sua missão.”

João Farret

Falo isto porque vivemos uma ruptura entre a economia do período industrial – onde o foco era a exploração da mão de obra – para a economia colaborativa, onde os bens e lucros são compartilhados, no modelo ganha ganha.

11 dicas rápidas sobre Growth Hacking para Duplicar suas vendas rapidamente

Afinal, o que significa Startup?

Entendeu o que significa Startup? Espero que sim. Caso ainda tenha dúvida ou queira compartilhar a sua definição de Startup ela será muito bem vinda nos comentários abaixo.

Confira esse post: O que é Internet das Coisas?

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

About
Digital Strategies for Marketing e Search Marketing pela New York University. Formado em Marketing pela UnP (Laureate International Universities). MBA em Marketing Digital pela ESPM SP. Fundador do Gregg e sócio na agência Pan 360º.