O que é uma Startup? 6 motivos para sua empresa ser uma

Afinal, sem enrolação, o que é uma Startup? Startup é uma empresa em fase inicial, ou não, que possui inovação como base, em um modelo de negócio escalável e replicável. Uma startup não precisa ter um produto ou modelo de monetização no início das suas atividades. Ela é movida apenas por um objetivo.

Não precisa ser composta por jovens, nem iniciar suas atividades com pouco dinheiro.

“Uma Startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”

Eric Ries – A Startup Enxuta

Se você acha que eu respondi o que é uma startup, espere até você ler as próximas linhas…

O modelo de Startup não começou em torno de 1994 quando as grandes “ponto com” começaram a surgir. O modelo apenas ganhou um nome.

Os pais da tecnologia, ciência e inovação já aplicavam o modelo a muitos anos.

O Que Significa Startup? Definição e 4 Erros que Você não pode cometer! (Aqui tem as melhores definições que você vai encontrar!)

o que é uma startup empresa?

Por que minha empresa deve ser uma Startup?

Não estou falando que você deva fechar as portas do seu negócio ou muda-lo do dia para a noite. Quero apenas dar um alerta para a missão do seu negócio.

Como Montar Uma Startup em 7 Passos estupidamente fáceis!

1º Tenha uma missão, não um produto/serviço

Uma das principais característica de uma Startup é não ter um produto ou serviço como pilar do negócio.

Por mais que ele seja o ponto de contato e troca entre sua empresa e mercado, você deve se manter desapegado a isto.

Somin Sinek explica o que é uma empresa startup

Para explicar melhor este conceito eu chamei o meu grande amigo Simon Sinek. Confira a sua palestra no Ted Talks. (Vale cada segundo!)

11 dicas rápidas sobre Growth Hacking para Duplicar suas vendas rapidamente

2º Projetado pelo cliente para o cliente

É comum empreendedores serem movidos por achismo: “eu acho que esse produto vai bombar no mercado!”. Pensar desta maneira limita ao que você pensa, sua visão. Para produtos/serviços criados por achismo darem certo é preciso SORTE.

Startups, são empresas de extremo risco. É preciso minimizar cortando todas ações que tenham a SORTE como indicador de sucesso.

Deixe o seu potencial consumidor desenvolver soluções que eles desejam, por mais que eles achem a sua primeira ideia terrível. É difícil aceitar que está equivocado, mas pior ainda é dedicar tempo e dinheiro em projetos não viáveis.

O Design Thinking é a técnica que permite que você utilize o seu early adopter para desenvolver o seu produto ou serviço.

o que é uma empresa startup?

A técnica é um dos pilares da gestão Lean para Startups (Startup enxuta), um dos melhores livros de empreendedorismo. Confira na imagem como se dá o processo.

o que é Startup?

3º Fácil de mudar

Startups possuem dentro da sua definição a capacidade de mudar, o que chamamos de pivotar no modelo Lean Startup.

Pivotar permite mudarmos o rumo de maneira parcial, mantendo o que está correto e ajustando o errado.

Existem maneiras de pivotar e não colocar em risco o nome da sua empresa. Em vários cases empresas desmembraram funcionários para criar Startups internas, com o objetivo de desenvolver produtos e serviços sem os “vícios” da cultura empresarial.

Está técnica permite você testar o mercado de maneira diferente, sem afetar o compromisso já existente.

Documentário Jack Ma (Empreendedor Famoso!)

4º Não se limite

Quando nos perguntamos o que é uma startup pensamos em empresas que crescem rapidamente. Isso é verdade porque o modelo que elas adotam é trabalhar de maneira escalável.

Assim podemos ter mais faturamento e alcance de mercado sem subir os custos proporcionalmente. O que quero afirmar com isso é que se você pensa de maneira escalável você poderá atender 1, 10, 100 ou 1.000.000 de clientes com a mesma estrutura.

O que é SEO e como isto vai gerar para você 109.317 visitantes por mês

5º Baixo custo operacional

Antes de expandir o seu negócio atual, pense: O que é uma Startup e como tornar o meu negócio uma?

Vale a pena considerar que o seu investimento em expansão seja redirecionado para desenvolver novas soluções, com modelos de negócio escalável.

Implementar mudanças no modelo de uma Startup, com certeza, será mais barato que expandir o seu negócio no modelo tradicional.

Um investimento de R$300.000,00 – que poderia ser destinado a ampliar o negócio na sua região – pode facilmente financiar várias tentativas de pivots dentro da sua empresa. Quem sabe você não desenvolve uma solução global?

O que é ser um Líder de sucesso, segundo o Best Seller o Monge e o Executivo.

6º Sobreviver é tudo

O mercado muda de acordo com os padrões de consumo.

Quem diria que um dia deixaríamos de usar lâmpadas a óleo?

Você já se imaginou sem internet? Mas como era a sua vida 20 atrás?

Por mais que você ache que seu mercado é infinito, isto é uma mentira. Nada perdura para sempre, nada mesmo!

Pensar como uma Startup fará com que seu negócio sobreviva a mais tempo. Seus filhos poderão assumir um negócio que sempre terá cara de novo e saberão o que fazer.

O mercado onde o avô fazia, o pai faz e o filho fará, acabou.

Search Engine Marketing, Dicas para Você gerar resultados em 24 horas!

Pense como Thomas Edison:

“Eu não falhei, encontrei 1 mil soluções que não davam certo”


Entendeu o que é uma Startup?

Ficou dúvida? Tem alguma sugestão? Me conta aqui abaixo nos comentários o que é uma startup para você. Vou te responder o quanto antes, eu prometo. 😀

About
Digital Strategies for Marketing e Search Marketing pela New York University. Formado em Marketing pela UnP (Laureate International Universities). MBA em Marketing Digital pela ESPM SP. Fundador do Gregg e sócio na agência Pan 360º.