Afinal, sem enrolação, o que é uma Startup? Startup é uma empresa em fase inicial, ou não, que possui inovação como base, em um modelo de negócio escalável e replicável. Uma startup não precisa ter um produto ou modelo de monetização no início das suas atividades. Ela é movida apenas por um objetivo.
Não precisa ser composta por jovens, nem iniciar suas atividades com pouco dinheiro.
“Uma Startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”
Eric Ries – A Startup Enxuta
Se você acha que eu respondi o que é uma startup, espere até você ler as próximas linhas…
O modelo de Startup não começou em torno de 1994 quando as grandes “ponto com” começaram a surgir. O modelo apenas ganhou um nome.
Os pais da tecnologia, ciência e inovação já aplicavam o modelo a muitos anos.
O Que Significa Startup? Definição e 4 Erros que Você não pode cometer! (Aqui tem as melhores definições que você vai encontrar!)
Por que minha empresa deve ser uma Startup?
Não estou falando que você deva fechar as portas do seu negócio ou muda-lo do dia para a noite. Quero apenas dar um alerta para a missão do seu negócio.
Como Montar Uma Startup em 7 Passos estupidamente fáceis!
1º Tenha uma missão, não um produto/serviço
Uma das principais característica de uma Startup é não ter um produto ou serviço como pilar do negócio.
Por mais que ele seja o ponto de contato e troca entre sua empresa e mercado, você deve se manter desapegado a isto.
Para explicar melhor este conceito eu chamei o meu grande amigo Simon Sinek. Confira a sua palestra no Ted Talks. (Vale cada segundo!)
11 dicas rápidas sobre Growth Hacking para Duplicar suas vendas rapidamente
2º Projetado pelo cliente para o cliente
É comum empreendedores serem movidos por achismo: “eu acho que esse produto vai bombar no mercado!”. Pensar desta maneira limita ao que você pensa, sua visão. Para produtos/serviços criados por achismo darem certo é preciso SORTE.
Startups, são empresas de extremo risco. É preciso minimizar cortando todas ações que tenham a SORTE como indicador de sucesso.
Deixe o seu potencial consumidor desenvolver soluções que eles desejam, por mais que eles achem a sua primeira ideia terrível. É difícil aceitar que está equivocado, mas pior ainda é dedicar tempo e dinheiro em projetos não viáveis.
O Design Thinking é a técnica que permite que você utilize o seu early adopter para desenvolver o seu produto ou serviço.
A técnica é um dos pilares da gestão Lean para Startups (Startup enxuta), um dos melhores livros de empreendedorismo. Confira na imagem como se dá o processo.
3º Fácil de mudar
Startups possuem dentro da sua definição a capacidade de mudar, o que chamamos de pivotar no modelo Lean Startup.
Pivotar permite mudarmos o rumo de maneira parcial, mantendo o que está correto e ajustando o errado.
Existem maneiras de pivotar e não colocar em risco o nome da sua empresa. Em vários cases empresas desmembraram funcionários para criar Startups internas, com o objetivo de desenvolver produtos e serviços sem os “vícios” da cultura empresarial.
Está técnica permite você testar o mercado de maneira diferente, sem afetar o compromisso já existente.
Documentário Jack Ma (Empreendedor Famoso!)
4º Não se limite
Quando nos perguntamos o que é uma startup pensamos em empresas que crescem rapidamente. Isso é verdade porque o modelo que elas adotam é trabalhar de maneira escalável.
Assim podemos ter mais faturamento e alcance de mercado sem subir os custos proporcionalmente. O que quero afirmar com isso é que se você pensa de maneira escalável você poderá atender 1, 10, 100 ou 1.000.000 de clientes com a mesma estrutura.
O que é SEO e como isto vai gerar para você 109.317 visitantes por mês
5º Baixo custo operacional
Antes de expandir o seu negócio atual, pense: O que é uma Startup e como tornar o meu negócio uma?
Vale a pena considerar que o seu investimento em expansão seja redirecionado para desenvolver novas soluções, com modelos de negócio escalável.
Implementar mudanças no modelo de uma Startup, com certeza, será mais barato que expandir o seu negócio no modelo tradicional.
Um investimento de R$300.000,00 – que poderia ser destinado a ampliar o negócio na sua região – pode facilmente financiar várias tentativas de pivots dentro da sua empresa. Quem sabe você não desenvolve uma solução global?
O que é ser um Líder de sucesso, segundo o Best Seller o Monge e o Executivo.
6º Sobreviver é tudo
O mercado muda de acordo com os padrões de consumo.
Quem diria que um dia deixaríamos de usar lâmpadas a óleo?
Você já se imaginou sem internet? Mas como era a sua vida 20 atrás?
Por mais que você ache que seu mercado é infinito, isto é uma mentira. Nada perdura para sempre, nada mesmo!
Pensar como uma Startup fará com que seu negócio sobreviva a mais tempo. Seus filhos poderão assumir um negócio que sempre terá cara de novo e saberão o que fazer.
O mercado onde o avô fazia, o pai faz e o filho fará, acabou.
Search Engine Marketing, Dicas para Você gerar resultados em 24 horas!
Pense como Thomas Edison:
“Eu não falhei, encontrei 1 mil soluções que não davam certo”
Entendeu o que é uma Startup?
Ficou dúvida? Tem alguma sugestão? Me conta aqui abaixo nos comentários o que é uma startup para você. Vou te responder o quanto antes, eu prometo. 😀
34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!
Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.