Como explicar Internet das Coisas para seu chefe? E quem sabe ser promovido

A Internet das Coisas, IoT, está bombando! Provavelmente você já escutou este termo em algum lugar e ficou se perguntando, o que é internet das coisas?

Mais importante que saber esta resposta, é saber explicar e utiliza-la em seus projetos.

Já imaginou a cara do seu chefe quando você souber de tudo sobre Internet of Things?

Se você ainda não conhece a definição de Internet das Coisas, recomendo esta leitura antes.

Como explicar internet das coisas para seu chefe

Exemplos de utilização da Internet of Things

Existe maneira melhor para explicar o que é internet das coisas do que exemplos práticos?

 

Nest Learning Thermostat

O Nest é um termostatos inteligente, ele gerência a temperatura da sua casa de acordo com hábitos da sua família. Durante os primeiros dias de utilização ele percebe quais são os horários que você utiliza e em qual temperatura.

Este é um dos cases mais famosos de Internet das Coisas.

Confira mais informações sobre o Nest no vídeo abaixo.

O que é uma Startup? 6 motivos para sua empresa ser uma

Monitoramento de peças

Aviões e equipamentos pesados precisam passar constantemente por checkups. Este processo tira muitas horas de utilização, geram custos e diminuem a produtividade.

Hoje, as fabricantes destas peças utilizam a Internet das Coisas, através de chips, para monitorar seus produtos e saber quando devem substituir uma determinada peça.

Além de trazer produtividade e redução de custos, as maquinas podem receber a manutenção devida antes de um desastre acontecer.

 

Vagas de estacionamento

Hoje já faz parte da nossa rotina os painéis de estacionamento, mostrando onde existem vagas disponíveis. Bem, este é uma das funcionalidade da Internet das Coisas mais fáceis de serem notadas no nosso dia a dia.

Internet das coisa no trabalho

Como posso usar a Internet das Coisas no meu trabalho?

Chegou o grande momento de deixar o seu chefe de queixo caído.

O primeiro passo para encontrar oportunidades de implementação da Internet of Things é fazer uma visão crítica dentro da sua empresa.

Quais são os processos que movimentam produtos ou equipamentos dentro da empresa? Eles funcionam adequadamente? Existe um controle sobre isto?

Os produtos vendidos possuem algum tipo de controle? É possível rastrear o histórico dele apenas pelo seu serial number?

Você deve criticar o processos e procurar uma maneira de trazer produtividade. Seja através de monitoramento ou experiência do usuário.

Como seria legal poder ir ao supermercado e ao passar o carrinho ao lado do caixa já saber o que foi comprado e quanto deu.

A Internet das Coisas está aqui para isto.

11 dicas rápidas sobre growth hacking

Internet das coisas e seu chefe

Afinal, como vou explicar IoT para o meu chefe?

Então você já sabe como utilizar a Internet das Coisas, e agora? Como convencer ao seu chefe que este projeto vale a pena?

Agora, você deve se colocar do outro lado da mesa. O que ele deve ter de informação para poder mensurar a viabilidade deste projeto?

Recomendo você começar sempre mostrando o erro. Tenha números e estatísticas para provar que o problema existe.

Mostrar problemas é fácil, quero ver soluções!

Provavelmente será isto que ele falará. Por isto que você já vai ter a estimativa de custo para implementar a Internet das Coisas. Faça um levantamento rico em informações e detalhes, evite gastos inesperados.

Finalize mostrando os resultados esperados, economia, aumento de lucratividade e o ROI. Mostre em quanto tempo a empresa terá o seu investimento retornado.

Se você for consistente nas informações, provavelmente arrancará algumas lágrimas de emoção do seu chefe, ou não! 😀

6 erros comuns sobre Growth Hacking marketing


Gostou do post? Que tal compartilhar a Internet das Coisas com seus amigos? Deixa nos comentários o que você acha que pode ser feito na sua empresa, podemos debater sobre o assunto.

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

About
Digital Strategies for Marketing e Search Marketing pela New York University. Formado em Marketing pela UnP (Laureate International Universities). MBA em Marketing Digital pela ESPM SP. Fundador do Gregg e sócio na agência Pan 360º.