1.001 Ideias Para Startups com Potencial de 1 Bilhão de dólares!

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

Ideias para Startups não valem nada… Recentemente aprendi isto com meus mentores. Hoje o mercado venture capital está a procura de capacidade de execução.

Ideias malucas na mão de pessoas competentes são potenciais unicórnios, assim como ótimas ideias para startups na mão de pessoas despreparadas é apenas perda de dinheiro e tempo.

Agora que eu compartilhei este aprendizado recente com vocês, fica mais fácil entender o porquê de eu estar compartilhando ótimas ideias de Startups. Simplesmente eu não tenho a capacidade de desenvolver dezenas de projetos ao mesmo tempo.

O que é uma Startup? 6 motivos para sua empresa ser uma!

ideias para startups

01 – Ideias para Startups de E-learning

O consumo digital de conteúdo está em ascensão. As plataformas e-learning são os intermediários entre professores e alunos. Investir em uma plataforma de e-learning para disponibilizar conteúdo, de qualidade, pode ser uma maneira muito eficiente de empreender. Afinal, o seu estoque é ilimitado!

O Que Significa Startup? Definição e 4 Erros que Você não pode cometer!

Você também pode atuar dentro de plataformas, oferecendo o seu conteúdo. Você pagará uma taxa de cada transação por utilizar a tecnologia do seu parceiro.

Dica: Seja especialista em um nicho do seu mercado. As pessoas não querem consumir dicas de empreendedorismo junto a uma receita de bolo da vovó.

Sugestões de plataformas e-learning:

ideias de startups

02 – Ideias para Startups de Plugins e Temas

O mundo do desenvolvimento está ficando cada vez mais popular. Hoje você pode colocar um site no ar sem precisar entender uma linha de programação. Plataformas como o WordPress facilitam a vida de todos, além de criar um grande mercado: o de plugins e temas.

Como Montar Uma Startup em 7 Passos estupidamente fáceis!

Plugins são ferramentas adicionais que você pode incluir no seu site, de graça ou comprando a licença. Os temas são layouts para o seu site ou blog, basta instalá-lo na sua plataforma e o seu site estará quase pronto para usar.

A ideia exatamente do que você pode desenvolver virá ao utilizar o WordPress (ou outra plataforma que estiver usando). Sempre que desenvolvemos um site nos deparamos com necessidades de funcionalidades ou aparência que ainda não foram supridas.

Você também pode atuar como marketplace para os desenvolvedores de solução, assim ganhará uma comissão de todas as vendas geradas.

Sugestões de marketplace, plugins e temas:

ideia para startup

03 – Ideias de Startups para SaaS, IaaS e PaaS

Se você está assustado por não saber o que são estas siglas malucas, pode se acalmar. Realmente são poucas pessoas que tem o conhecimento sobre este mercado, em sua grande maioria, dominado por gigantes como Google, IBM e Microsoft.

  • SaaS: Software as a Service
  • IaaS: Infrastructure as a Service
  • PaaS: Platform as a Service

Early Adopters, 4 motivos para sua Startup começar por aqui!

Em outras palavras, é a capacidade do cliente consumir seu software, infraestrutura ou plataforma como um serviço. As empresas cobram pelo consumo de dados, por uma API, ou através de planos mensais.

Desenvolver uma solução para um problema que você conhece e disponibiliza-lo sob demanda pode ser um negócio muito lucrativo.

Sugestões de soluções:

ideias de startup online

04 – Ideias de Startups para Clubes de Assinatura

Os clubes de assinaturas são modelos, no mínimo, interessantes. Aqui encontramos empresas especializadas em um único produto, e às vezes seus produtos complementares.

6 erros comuns de Growth Hacking Marketing que Você não pode cometer!

Basicamente você pode ser um especialista em cerveja, todo mês você fará uma seleção de 6 cervejas que você recomenda, colocará em uma caixa e enviará para todos os seus assinantes. Pelo outro lado, eu, que adoro cerveja, posso pagar R$50 por mês e receber 6 cervejas escolhidas por um especialista.

Se você tem conhecimento sobre algum produto e entender, entende de logística e tem contato com os fornecedores do produto será um bom candidato a ter o seu clube de compra.

É uma ideia para startup bem popular, mas não é para qualquer um!

Sugestões de clubes de compras:

ideia para startup inovadora

05 – Ideias para Startups de Produtos Inovadores

Aqui existe uma possibilidade de empreender com apenas um protótipo. No começo de 2016 aprendi uma técnica muito interessante para o lançamento de produtos inovadores.

Consiste em:

  1. Desenvolver um protótipo;
  2. Fazer um vídeo mostrando o que você criou e como é útil;
  3. Subir para o site de crowdfunding;
  4. Caso tenha sucesso, desenvolver o produto e enviar para todos os clientes que já pagaram por ele.

O que é ser um Líder de sucesso, segundo o Best Seller o Monge e o Executivo.

Este processo está reduzido, mas basicamente funciona assim.

Infelizmente nunca tive acesso a um produto que pudessem lançar dessa maneira. Se você tiver algo inovador, fale comigo através do contato. 😀

Alguns cases de ideias de startups inovadoras:

Podia passar o resto do dia mostrando cases de sucesso, mas vamos nos ater a estes. Note que os produtos americanos, lançados na KickStarter, chegam a ter faturamentos maior que 15 milhões de dólares. Nada mal para uma pré venda, né?

ideias de startups para market place

06 – Ideias para Startups de Marketplaces

Marketplaces são os métodos mais lucrativos de se atuar com e-commerce. São infinitas as ideias de startups que podemos tirar deste mercado.

Se você não sabe o que é, marketplaces são plataformas que recebem vários fornecedores e intermediam as vendas com os clientes finais.

A definição de Internet das Coisas para você aprender de vez.

Você com certeza pode utilizar uma plataforma como esta para ajudar o seu mercado. Você vai precisar desenvolver o sistema de e-commerce e integrar aos sistemas utilizados pelos fornecedores. Assim você terá automaticamente o estoque do fornecedor e poderá enviar para a logística as vendas geradas.

Você pode cobrar comissões de 2,5% a 25%, dependendo da área em que você atua e o serviço que oferece.

Alguns exemplos de marketplaces são:

ideia de startup on demand

07 – Ideias de Startups para o mercado On-Demand

Aqui estão as maiores Startups do mundo, os principais unicórnios. O mercado on-demand se assemelha muito ao marketplace, porém aqui o serviço de terceiros é envelopado sobre alguma bandeira, uma marca.

7 Redes Sociais mais usadas no Brasil. Você está em todas?

Por exemplo, quando você pede um carro através do Uber. Você usa um aplicativo para encontrar o Zé (motorista particular) ou contrata um percurso a um preço estabelecido, independente de ser o Zé ou o José?

Basicamente a diferença é que no Marketplace poderiam existir vários motoristas enviando propostas para a sua corrida, e você poderia escolher o que mais agradasse. No mercado on-demand você já sabe quanto vai pagar por um serviço ou produto, independente de quem o entregue.

Este mercado é perfeito para o serviço, já que contratar sob demanda é muito mais vantajoso do que o contrato de tempo integral.

Imagine quantas ideias de startups podemos tirar daqui? Quantos serviços você conhece…

Alguns exemplos de empresas on-demand:

Aviso para só para os leitores Atentos!!!

Estamos na metade do post. Se você chegou até aqui eu gostaria de saber a sua opinião sobre empreender no Brasil. Pode contar alguma experiência sua, falar da sua startup ou relatar um fato relevante para os outros leitores.

Como divulgar meu site gratuitamente? 12 métodos infalíveis!

Digo isto porque o ecossistema das Startups no Brasil precisa ter mais interação, precisa acabar com o empreendedorismo de nariz empinado.

Se você não tem nenhuma experiência para contar, que tal comentar o comentário de alguém, falar o que achou da informação passada por outra pessoas…

Vamos voltar o texto (acabou o comercial 😀 ).

ideias de startup para publishers

08 – Ideias de Startups para Publishers

G1 que se cuide! O público presta cada vez menos atenção nos publishers tradicionais. As atenções agora pertencem aos Digital Influencers, pessoas influentes no meio digital.

9 dicas matadoras para Você fazer um Blog de Sucesso em 24 horas.

Quando se diz influente, não necessariamente dizemos pessoas com muitos seguidores, queremos dizer que são pessoas que ao opinarem sobre um determinado assunto, dentro da sua área de influência, são capazes de influenciar outras pessoas sobre o assunto.

Aqui você pode fantasiar em várias ideias para startups de publishers. Você pode ser um publisher, como pessoa ou através de um personagem. Também pode atuar como empresário, intermediando contratos de publicidade entre as agências.

O mais importante é entender que os publishers ganham dinheiro através de mídia, ou seja, formar a opinião do público sobre um produto, serviço ou pessoa. A vantagem de utilizar um publisher é que, diferentemente da mídia tradicional, você terá aceitação do público, já que para leigos é uma opinião orgânica sobre um assunto.

No final das contas o ROI do investimento em publishers através de inbound marketing é muito maior que o tradicional.

Alguns exemplos de publishers:

ideia para startup de anúncio

09 – Ideias para Startups de Ad Tech

Como estamos falando de publishers, vamos falar da tecnologia dos anúncios. Cada vez mais somos impactados por anúncios no nosso dia a dia. Para os mídias das agências isto é um problema, afinal, ele é pago para fazer o anunciante se destacar na multidão.

Às vezes as agências ficam de mãos atadas, limitadas pelo que é possível entregar em banners, mídia OOH e comerciais de televisão.

O que é SEO e como isto vai gerar para você 109.317 visitantes por mês.

Para solucionar este problema existem os Adserver, que a cada estão investindo em Ad Tech, com uma única finalidade, conseguir entregar mais resultado.

Hoje os clientes vivem, em uma caçada feroz, através de CTR (Taxa de clique) e CPA (Custo por Aquisição) melhores. Se você consegue entregar melhor a mídia do cliente, ele terá CPA menor, e, consequentemente, colocará mais dinheiro de mídia com você.

Este é um mercado complexo, exige um conhecimento muito vasto sobre big data e tag manager.

Exemplos de empresas de Ad Tech:

ideia de startup de game

10 – Ideias para Startups de Games

Aqui é um sonho que um dia pretendo alcançar, ter meu próprio game. Não precisa ser um jogo muito complexo, em 3D com aviões e carros. Pode ser um jogo simples para celular como o próprio Flappybird.

Search Engine Marketing, Dicas para Você gerar resultados em 24 horas!

A indústria dos jogos, principalmente quando falamos em plataforma Android e IOS, está em forte crescimento. Hoje temos em quase qualquer lugar acesso a internet pelo nosso 4G, conseguimos baixar e jogar tranquilamente onde quer que estejamos, até no trabalho.

Vejamos o caso do Clash Royale, até eu jogo, que fatura mais de 2 milhões de dólares por dia na Apple Store Americana, apenas nos Estados Unidos!

Exemplos de Startups especializadas em games:

ideia para startup de live

11 – Ideias de Startups para Streaming

Embora o Streaming sensual, para não usar uma palavra mais picante, seja extremamente lucrativo, vou tentar não entrar neste segmento. O que quero falar é do Streaming de jogos, traders, maquiagem e por aí vai.

O que é Link Building e 5 motivos para Você começar a fazer AGORA.

Um modelo de negócio, que eu particularmente não acreditei no começo, surgiu recentemente. Neste modelo de negócio você pode cobrar, ou receber doações, para as pessoas assistirem você fazendo alguma coisa que você é muito bom.

Imagine quantos nichos de mercados inexplorados ainda existem, são dezenas de ideias para startups. Basta utilizar o modelo de negócio que já existe e adaptar a uma nova audiência.

Já pensou lives falando de moda? Ou então de pessoas caminhando? Humm tive uma ideia de startup…

O melhor exemplo de empresa de Streaming:

ideias para startups de redes sociais

12 – Ideias de Startups para Redes Sociais

As redes sociais estão ficando cada vez mais competitivas. Mesmo assim ainda representam um mercado com grande potencial de propagação. O Snapchat, liderado por um jovem de vinte e tantos anos, em pouco tempo conseguiu ser uma das maiores redes sociais do Brasil e do mundo.

14 Técnicas secretas de Link Building que os gurus não querem que você saiba!

Pense em redes sociais de segmentos e nichos. Procure ser uma rede especialista em um tipo de assunto. Culinária, fitness, fotos, vídeos, gifs, moda, saúde, educação, sexualidade, encontros… Onde você vai atuar será o seu diferencial.

13 – Ideias para Startups de VR/AR/MR

Rapidamente vou explicar as três tecnologias. Durante a explicação imagine em que momentos do seu dia a dia essa tecnologia poderia ajudar. Pense além dos gamos, seja criativo…

VR – Virtual Reality: A realidade virtual é a tecnologia capaz de colocar você dentro de um mundo digital. Esta conexão acontece por um óculos de realidade aumentada, que através de dados e programação consegue montar um mundo 360º ao seu redor.

AR – Augmented Reality: A realidade aumentada é a tecnologia capaz de incrementar o mundo a sua volta através de objetos e funcionalidades digitais. Você pode ver e interagir com os objetos por um óculos de realidade aumentada ou através de hologramas.

MR – Mixed Reality: A realidade mistura é a fusão do AR com os objetos à sua volta. Através do MR você pode ter uma estação de trabalho virtual.

Já pensou nas possíveis usabilidades para o segmento do design, moda, arquitetura, empresarial, conferências, medicina…

Nossa, o mundo vai ser muito melhor quando o MR for uma tecnologia popularizada.

Abra a sua mente, deixe a criatividade te guiar nas infinitas ideias para startups que esta tecnologia possui.

ideias para startups de fintech

14 – Ideias para Startups de Fintech

Já estamos presenciando no Brasil as mudanças no modelo bancário. Cada vez menos precisamos ir a agência ou ligar para o gerente da conta. Hoje você pode conseguir empréstimos online, utilizar um aplicativo de corretora para operar na bolsa, transferir dinheiro e realizar pagamentos pelo aplicativo do seu banco.

São diversas oportunidades de soluções bancárias, algumas são:

  • Gateway de pagamento
  • Wallet digital
  • Conta Bancária
  • Cartão de crédito
  • Crédito pessoal
  • Crédito empresarial
  • Investimento
  • Capital anjo
  • Gestão de gastos

Neste segmento é muito importante investir no desenvolvimento de uma ferramenta fácil de usar, segura e com baixo custo. As pessoas estão cansadas do modelo tradicional dos bancos pelo simples fato de ser desgastante para o usuário.

Alguns exemplos de empresas:

ideias para startups de tecnologia

15 – Ideias para Startups de Big Data

Hoje dados são gerados a todo momento dentro de todas as empresas. Uma ligação no call center vira um número de protocolo junto a uma gravação. Um visitante que entrou no site e não comprou virou um pixel. Um pedido de orçamento é mais uma entrada no pipe da empresa.

Os dados não interpretados e analisados representam uma grande perda de eficiência e lucratividade para as empresas. Performar ao máximo é o que as empresas procuram, e para que isto aconteça é preciso transformar dados em informação.

Desenvolver uma plataforma que consiga criar informações para setores das empresas é algo muito desejado pelos gestores.

Na sua rotina profissional você já deve ter notada que alguns negócios não são fechados por detalhes, existem problemas na empresa que todo mundo vê menos o dono e por aí vai.

Em nosso gigantesco e mutante mercado existem infinitas ideias para startups que utilizam Big Data.

Confira as empresas de Big Data mais valiosas do mundo:

Qual a sua ideia de Startup?

Estes 15 mercados que acabei de explicar, serão sua inspiração para ter 1.001 ideias de startup. Não se limite ao que eu passei no texto. Existem outros mercados em que sua Startup pode atuar, e com grande potencial.

Depois de todas essas dicas, você já deve estar pensando em alguma coisa. Através dos comentários, convide os próximos leitores a iniciar uma Startup com você ou marque aquele amigo que vai ser o seu companheiro no projeto.

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

About
Digital Strategies for Marketing e Search Marketing pela New York University. Formado em Marketing pela UnP (Laureate International Universities). MBA em Marketing Digital pela ESPM SP. Fundador do Gregg e sócio na agência Pan 360º.