6 erros comuns de Growth Hacking Marketing que Você não pode cometer

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

No Brasil o termo Growth Hacking Marketing não sai da “boca do povo”! Quando fala povo me refiro a nós seres humanos que trabalhamos com marketing, publicidade, programação e Startups.

Quando um assunto vem a tona de repente aparecem milhares de especialistas no assunto, junto com eles vem os erros, mitos e teorias.

Early Adopters, 4 motivos para sua Startup começar por aqui!

Então vamos entender um pouco mais desses erros…

Erros comuns sobre growth hacking marketing

1 – Growth Hacking não é coisa de Hacker

Li em muitos Blogs que estão falando que o termo está relacionado aos Hackers que criarem técnicas para desenvolvimento rápido de empresas, bla bla bla.

O termo Hacker faz referencia com roubo ou trapaça, igual nos jogos.

Sim é uma homenagem aos Hacker, porém não foram eles que inventaram.

No começo as técnicas de crescimento eram pequenas trapaças para se aproveitar de lista, autoridade e tráfego dos usuários.

Vejamos o caso do Airb&b que utilizava um robô para entrar em contato com anunciantes de outros sites perguntando se poderia fazer a reserva pelo site Airb&b. Usaram uma técnica de SPAM para encontrar os primeiros adeptos da plataforma.

11 dicas rápidas sobre Growth Hacking

2 – Growth Hacking não fará todo o seu trabalho

Não é uma simples técnica que fará todo o seu trabalho. Hoje o consumidor já aprendeu que as empresas querem tirar vantagem deles com técnicas “meigas” de pedir as coisas.

Então você precisará constantemente se reinventar para continuar tendo resultado.

Outro ponto importante é que você deve ter uma fonte de tráfego para o seu site. Por mais que o objetivo seja fazer com que o crescimento seja rápido, ele não fará milagres. Recomendo combinar o tráfego do seu Blog, rede sociais ou anúncios a sua técnica.

Confira esta publicação sobre: Como divulgar meu site gratuitamente? 12 métodos infalíveis!

3 – Growth Hacking Marketing não possui fórmula mágica

Leu as dicas que passei? Viu que não existe pó mágico para crescimento?

Então vamos a realidade.

Você pode utilizar ferramentas de Growth Hacking para gerar tráfego, medir desempenho e realizar melhorias. Não deixe de ler o link anterior.

Top 10: melhores Plugins de WordPress de todos os tempos

4 – Growth Hacking não é trabalho de publicitário

Um pouco de história, verídica, sobre a técnica. Ela não surgiu através dos publicitários. Sua origem esta relacionado aos desenvolvedores e a equipe de marketing.

Uma das principais características da técnica é ter dados como parâmetro. Fonte de tráfego, sistema operacional, bounce rate e por ai vai.

A maior parte das técnicas não tem muita criatividade, o foco é técnica e conversão.

As vezes mudar a cor de um simples botão pode gerar uma conversão maior, hoje já poderíamos até chamar isto de growth hacking marketing.

profissão growth hacker

5 – Growth Hacker não é uma profissão

Noooossssaa.

Se você se autodenomina um Growth Hacker corra no seu Linkedin e tira isso, por favor.

O Growth Hacking precisa de uma combinação de pessoas para acontecer de maneira eficiente.

Você pode até chamar um setor da empresa de “Equipe de Growth Hacking Marketing”, mas nunca dar este título a uma pessoa. Seria o mesmo que falar que o cara é um faz tudo (quem diz que faz tudo não faz nada!).

O que é uma Startup? 6 motivos para sua empresa ser uma

6 – Growth Hacking não é novidade

Vai doer em muita gente, mas, o Growth Hacking marketing não é novidade…

O nome já existe a muito tempo no mercado e as técnicas são mais antigas ainda. O que estamos assistindo hoje é a modinha do termo.

Um dos primeiros cases de Growth Hacking foi o do Hotmail, no tempo do ronca ainda.

Para provar em dados, coisa de growth hacker, vou fazer uma breve comparação dos termos no Google Trends.

Termos pesquisados: Growth Hack, Growth Hacker e Growth Hacking.

Pesquisas no Brasil

Pesquisas no Mundo


Gostou dos erros ? Conhece mais algum? Tem case pra mostrar? Deixa aqui nos comentários para debatermos com os outros visitantes do Blog.

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

About
Digital Strategies for Marketing e Search Marketing pela New York University. Formado em Marketing pela UnP (Laureate International Universities). MBA em Marketing Digital pela ESPM SP. Fundador do Gregg e sócio na agência Pan 360º.