A Melhor Definição de Internet das Coisas. Entenda em 2 minutos!

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

A definição de internet das coisas pode parecer um pouco complexa para muitos. Em certa parte a culpa está com os meios de comunicação, que parecem fazer questão de dificultar o assunto.

Como já estive do outro lado da tela, sei que queremos ir direto ao ponto, que rapidamente possamos entender.

O que é uma Startup? 6 motivos para sua Empresa ser uma

definição de internet das coisas iot

Confira a melhor definição que consegui, até agora!

“Internet das coisas é o movimento tecnológico que funde objetos a internet com o objetivo de gerar dados e tornar ainda melhor a experiência do usuário. O movimento teve início em 1974 com as ATM (máquinas de saque rápido) e hoje já conecta mais objetos que pessoas a internet.”

João Farret

Curiosidades e definição de Internet das Coisas

Mesmo tendo início em 1974, a internet das coisas realmente começou a ser pensada em escala maior em 1999. Neste ano, no MIT, Kevin Ashton começou a utilizar a nomenclatura “Internet of Things” (IOT) para debater sobre o assunto.

O Que Significa Startup? Definição e 4 Erros que Você não pode cometer!

Claro que na época a limitação de tecnologia dificultou o desenvolvimento dos primeiros projetos.

Hoje, pequenas Startups já possuem conhecimento e tecnologia para implementar a internet das coisas em diversas atividades do nosso dia a dia.

Navegando no site da Techcrunch achei outra definição de Internet das Coisas.

“A Internet das Coisas é um sistema que permite mover pequenos pacotes de dados para grandes centros de processamentos. Com esta integração é possível automatizar qualquer coisa, seja sua casa ou uma fábrica inteira.”

Considero esta uma definição um pouco mais avançada e que pode até assustar algumas pessoas.

1.001 Ideias Para Startups com Potencial de 1 Bilhão de dólares!

Sim, a internet das coisas será capaz de automatizar fábricas, substituir mão de obra humana e fomentará ainda mais a desigualdade.

Infelizmente estamos vivendo em um mundo onde 80% do PIB mundial estará na mão de apenas 1% da população. A cada dia que passa trabalhos manuais, exceto artísticos, estão sendo substituídos.

O destino do ser humano é trabalhar cada vez menos e ter seu foco no desenvolvimento intelectual e criativo.

15 Melhores Exemplos de Startups de Sucesso do Brasil e do Mundo!

Bem, este é um tema para outra publicação.


Gostou do post? Tem uma definição de Internet das Coisas melhor? Deixa aqui nos comentários, você vai estar ajudando o próximo visitante.

Como Montar Uma Startup em 7 Passos Estupidamente Fáceis!

34 Livros que TODO Empreendedor Deveria Ler!

Confira a lista de títulos que os grandes empreendedores do Brasil e do Mundo leem e recomendam. Informe seu e-mail abaixo para ter acesso gratuitamente aos títulos e dicas de empreendedorismo.

About
Digital Strategies for Marketing e Search Marketing pela New York University. Formado em Marketing pela UnP (Laureate International Universities). MBA em Marketing Digital pela ESPM SP. Fundador do Gregg e sócio na agência Pan 360º.